Rede Nacional de Supermercados

Uma rede nacional de supermercados opera mais de 200 supermercados nos mais variados mercados, fornecendo mantimentos para as famílias em um ambiente de compras seguro e protegido. Os clientes compram itens a preços muito competitivos, o que cobre o custo de construção de novos supermercados e modernização e manutenção das já existentes. Por serem elementos centrais de apoio às famílias e terem valor agregado de responsabilidade social, os supermercados contribuem com as comunidades em que atuam para melhorar a qualidade de vida das famílias e prestar serviços convenientes e eficientes aos seus clientes na área geográfica.


Desafio

A logística de gerenciar mais de cinco milhões de metros quadrados de espaço em oitenta e quatro supermercados em vinte estados foi um desafio para a organização da manutenção das instalações dos supermercados em todo o país. Os gerentes de instalações da rede buscaram um fornecedor de fonte única que pudesse lidar com seus sistemas de HVACR e de edifícios, manutenção preventiva programada, serviços de reparo/substituição não programados 24 horas por dia, 7 dias por semana, bem como pequenos projetos de construção para o edifício total.

Com o projeto parcialmente financiado em 5% das vendas, a prestadora de serviços gerenciados precisava aderir aos rigorosos requisitos contratuais e manter-se dentro das diretrizes orçamentárias para manter as lojas operacionais e responsáveis com a política fiscal.

Osdesafios específicos enfrentados pelo grupo de manutenção das instalações da rede nacional de supermercados foram encontrar um prestador de serviços gerenciados que pudesse:

  • Organizar e mobilizar seus técnicos em campo, treinados e equipados e seus supervisores regionais em um curto período inicial de duas semanas
  • Cumprir com um tempo de resposta de emergência de duas horas, mesmo para as localizações remotas de algumas instalações
  • Qualificar subcontratados com competências especializadas em vários sistemas construtivos, incluindo sistemas de incêndio, sistemas de segurança, portas aéreas, portas automáticas e geradores, capazes de responder 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • Aderir às extensas exigências de relatórios e faturamento

 

Solução

A rede nacional de supermercados solicitou licitações para o programa de serviços gerenciados, começando com um piloto que incluiu quarenta e um supermercados em nove estados. Se o piloto se revelasse útil, o programa seria expandido para outros grupos de manutenção.

A Nelson Refrigeração (Nelson), empresa da Hussmann, possuía um amplo conhecimento dos sistemas e equipamentos da rede de lojas e um excelente relacionamento comercial com a gerência do grupo. A empresa prestava serviços de HVACR ao grupo há mais de vinte anos e concluiu uma variedade de projetos de construção, incluindo reformas, novas lojas e desenvolvimento de projetos.

Uma solução completa atende às especificações da agência Nelson entrou em contato com a Trane U.S. Inc. (Trane) para apresentar uma proposta à rede de supermercados de todo o país. As duas empresas se associaram como um fornecedor de fonte única para oferecer uma solução abrangente para atender às especificações e requisitos da licitação. A Trane ofereceu experiência em gerenciamento integrado de instalações e serviços de manutenção de equipamentos, gerenciamento de contratos e capacidade de administração, além de possibilitar o gerenciamento de dados e serviços da central de atendimento. A Nelson realizaria todas as operações de manutenção com técnicos de campo e supervisores regionais, além de planejamento, programação, gerenciamento de segurança, treinamento, estimativa e aquisição. A Trane com a Nelson foi contratada para realizar serviços completos de manutenção de instalações 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano em um programa de serviços gerenciados centralmente para os supermercados predominantemente localizados na região sudeste dos Estados Unidos. Para a realização dos serviços de gerenciamento, supervisão, técnicos móveis, ferramentas, peças, materiais, central de atendimento e envio e Comfortsite, um sistema de gerenciamento de dados das instalações baseado na web:

  • Manutenção e reparos de HVAC e sistemas de refrigeração, congeladores e refrigeradores, sistemas de proteção contra incêndio e de segurança de vida útil, sistemas de segurança, sistemas e luminárias elétricas e de encanamento, sistemas de doca, sistemas de parede, pisos, sistemas de portas automáticas deslizantes e suspensas, sistemas de janelas comerciais, sistemas de teto e iluminação interior/exterior
  • Projetos de restauração/renovação
  • Serralheria e serviços importantes
  • Serviços de gerenciamento de líquido refrigerante

 

Resultados

Trane e Nelson se organizaram para gerenciar e entregar serviços programados e não programados para a rede de supermercados de todo o país, proporcionando-lhes maior controle sobre os ativos das lojas. A implementação do programa piloto de serviços gerenciados de quarenta e uma lojas se mostrou um sucesso com a melhoria das instalações e equipamentos, além da redução das despesas operacionais e de capital.

A equipe da Trane-Nelson entregou excelente qualidade de serviço e desempenho no controle de custos e desenvolveu excelentes relações comerciais com clientes no Programa Piloto de Supermercados em todo o país. Como resultado, a rede nacional de supermercados utilizou o modelo piloto para se expandir para outros supermercados.

O retorno do investimento para o programa de serviços gerenciados apoiou a decisão da rede de supermercados em todo o país de buscar serviços de manutenção de instalações completas para as demais lojas em outras três regiões dos EUA. Além das 41 lojas piloto originais, a equipe Nelson-Trane agora fornece serviços para outras 43 lojas localizadas em 11 estados, contribuindo para a missão comercial da rede.

Clique AQUI e faça o download do Case Study.

História anterior

GV Shopping – Governador Valadares – Minas Gerais– Brasil

História seguinte

Empreendimento Ícaro