Sete passos para reduzir a pegada de carbono no ambiente de construção

August 02, 2022

A Trane investe em diversas frentes rumo à descarbonização - mais que uma tendência, uma necessidade premente

 

São Paulo, 02 de agosto de 2022 – Um dos maiores desafios do mercado de climatização atualmente é oferecer produtos com tecnologias capazes de reduzir de emissão de CO2, enquanto mantém ou ampliam a eficácia do sistema. Pensando há muito tempo em descarbonização, a Trane Technologies hoje lidera o setor, com soluções em eficiência energética predial e considera fundamental respeitar uma sequência de observações estratégicas para determinar a aplicação das melhores solução para reduzir a pegada de carbono.

 

Entre os recursos oferecidos pela Trane para reduzir as emissões de Carbono, estão o desenvolvimento de tecnologias responsivas de gerenciamento de energia. Outro recurso está nas soluções de armazenamento de energia e o uso de soluções sustentáveis, como painéis solares e sistemas eletrificados. Todas essas soluções tecnológicas dispostas de forma inteligente, podem significar uma redução expressiva de emissão de gases do efeito estufa (GEE). 

 

“Para atingir um equilíbrio entre a emissão e a absorção de CO2, a Trane fornece produtos e serviços que envolvem toda a cadeia de consumo no uso responsável dos recursos naturais. E no caso dos edifícios, consideramos fundamental a observação do passo-a-passo rumo à neutralidade de carbono”, explica Rafael Dutra, coordenador de Aplicação Trane.

 

Os esforços para atingir maior eficiência energética e descarbonização devem ser observados de forma abrangente, levando em conta a estrutura pré-existente e as novas demandas em cada projeto. “Muitos clientes estão se adaptando às novas necessidades ambientais e para estes, há de se considerar os sete passos, que são fundamentais para a redução da emissão de GEE”, explica Dutra.

 

 

Confira os Sete Passos rumo à descarbonização na climatização de edifícios:

  1. Melhorar a área envoltória do espaço condicionado em um edifício para limitar a entrada ou escape de calor, reduzindo a carga de resfriamento ou aquecimento;
  2. Instalar medidores inteligentes para monitorar o uso de energia e coordenar com sistemas mecânicos para fazer melhorias de eficiência em tempo real
  3. Atualizar equipamentos antigos com substituições de alta eficiência energética, começando com HVAC e iluminação
  4. Instalar soluções de armazenamento de energia adicional mais barata, como baterias ou termoacumulação, e utilize-a para reduzir o pico de demanda durante os dias mais quentes ou frios
  5. Eletrificação do Aquecimento - Substitua fornos ou caldeiras de queima de combustíveis fósseis por opções híbridas de alta eficiência ou bombas de calor.
  6. Produzir eletricidade no local com energias renováveis. Isso é mais compensador economicamente quando todas as etapas anteriores foram concluídas.
  7. Finalmente, para processos industriais ou funções dentro de um edifício que não pode ser descarbonizado, a solução é a compra de compensações de carbono ou compra de eletricidade 100% renovável por meio de contrato de compra de energia virtual.

 

 

Sobre a Trane®

 A Trane® possui soluções que otimizam ambientes internos com um amplo portfólio energeticamente eficiente em aquecimento, ventilação e sistemas de ar-condicionado, serviços de construção e contratação, suporte de peças e controle avançado. Fundada em 1885, conquistou sua posição como pioneira no controle de temperatura nos últimos 100 anos. Para mais informações: Link.
 

INFORMAÇÕES PARA A MÍDIA  

CDI Comunicação 

 Angélica Muller 

angelica.muller@cdicom.com.br 

+55 11 3817-7926  

+55 11 98335-5486 

  

Alexandre Augusto

alexandre.augusto@cdicom.com.br   

+ 55 11 3817 7964 

+ 55 11 94875-4868