Oito razões para os engenheiros adotarem o fluxo de ar VRF

 

Os sistemas de fluxo refrigerante variável (VRF) se mostram uma escolha cada vez mais popular, independentemente do tamanho do empreendimento ou uso pretendido. Os sistemas VRF se concentram em aquecer e resfriar apenas os espaços que requerem controle individual de temperatura, circulando a quantidade ideal de ar refrigerado necessária para cada local, o que resulta em vantagens de operação do sistema e conforto para os ocupantes.

Ao adotar a tecnologia VRF, você pode se diferenciar de outros empreiteiros, oferecendo benefícios excepcionais aos proprietários de edifícios e seus inquilinos. Veja, abaixo, oito razões para a implementação dessa tecnologia.

1. Processo de instalação fácil

Um sistema VRF é compacto, o que torna desnecessário tubos volumosos, além de exigir menos conexões elétricas. Isso leva a uma instalação mais rápida e simples, minimizando o tempo necessário no local de trabalho e levando a economia nos custos de instalação.

2. Excelente versatilidade

Dependendo de fatores como clima e perfis de ocupação do prédio, um sistema VRF pode ser usado em teatros ou auditórios, por exemplo, bem como em empreendimentos com diversos perfis, como hotéis ou escritórios. Para saber mais sobre o design do sistema VRF, consulte o Catálogo do Sistema VRF da Trane.

3. Variação de escala

Os sistemas VRF possuem variações de escala e podem ser implementados em um único componente ou instalados separadamente em cada andar. Isso torna um sistema VRF ideal para projetos de construção em grande escala, edifícios antigos reformados e hotéis ou prédios com muitos apartamentos.

4. Eficiência energética superior

Com sua capacidade de fornecer a quantidade ideal de refrigeração para uma sala com base na condição climática do local, os compressores VRF podem funcionar com uma capacidade e frequência mais baixas em comparação com as opções convencionais de ar-condicionado. Além disso, os proprietários de empreendimentos costumam ver uma economia significativa de custos operacionais com a tecnologia VRF, pois ela permite que a energia residual seja recapturada durante o processo de resfriamento ou aquecimento, e esta pode ser distribuída para outros locais.

5. Confiabilidade

Os sistemas VRF podem operar com cargas reduzidas quando a demanda do edifício ou a ocupação é baixa, minimizando o ciclo do compressor, o que reduz significativamente os custos de manutenção. Isso pode diminuir também o número de chamadas de manutenção de locatários para solucionar problemas em comparação com os sistemas HVAC convencionais.

6. Controle maior de comodidade

Quando se trata de controle de temperatura, uma das principais reclamações de sistemas HVAC dos ocupantes dos empreendimentos é a comodidade. Com o VRF, os empreiteiros podem eliminar os problemas de umidade, bem como os pontos quentes e frios, por meio do uso de controles de zona independentes, facilitando, portanto, níveis de comodidade consistentes para os locatários.

7. Soluções completas de sistemas VRF

A Trane é um parceiro confiável que pode fornecer soluções completas de sistemas HVAC que irão ajudá-lo a simplificar o projeto do seu sistema VRF, aquisição e processo de instalação.

8. Interrupções de negócios limitadas durante a instalação

Os sistemas VRF podem ser instalados enquanto o sistema HVAC atual ainda está operando, o que significa que você pode instalar esses sistemas com o mínimo de interrupções para os ocupantes do espaço.

Embora trabalhar com sistemas VRF possa parecer um tanto complicado no início, a instalação exige muito menos mão-de-obra do que parece e os sistemas oferecem benefícios excepcionais para empreiteiros, proprietários e trabalhadores. Um parceiro experiente como a Trane pode ajudá-lo a compreender os benefícios e os requisitos necessários para instalar um sistema VRF completo para todas as necessidades de projeto de um empreendimento comercial.