Hospital Águas Claras

Desafio

O principal ponto de atenção no Hospital Águas Claras (DF), que possui capacidade para atender a população de Brasília e as cidades no entorno, é minimizar ao máximo o risco de contaminação – principalmente por vírus.

De acordo com Leonardo Salles de Barros, diretor executivo da A. Salles Engenharia, empresa responsável pela instalação dos equipamentos de climatização, o local precisava contar com um sistema moderno que possibilitasse a constante renovação do ar para evitar a transmissão de doenças.

“Todo o sistema para o tratamento de ar somado à projeção estratégica do fluxo, tornam o ambiente mais seguro. Sabíamos que a parceria com a Trane seria fundamental para a eficiência do sistema “, afirma.

 

Solução

Com salas cirúrgicas, salas de isolamento, UTI’s, setores de tomografia, ressonância, hemodinâmica, farmácia e unidades de suporte hospitalar, ocupando área total de 40.000m², o Hospital Águas Claras, em Brasília (DF), demandava um projeto robusto para o tratamento de ar. De acordo com Rodrigo Dores, gerente de vendas da Trane no Distrito Federal, a instalação de equipamentos modernos e de grande capacidade foi necessário para atender a demanda do local.

“Para garantir a excelência no tratamento do ar que um hospital desta dimensão precisa, a solução foi a instalação de um sistema de alta tecnologia composto por três Unidades Resfriadoras de Líquido, condensação a ar com compressor parafuso, modelo RTAC com capacidade total de 1050 Toneladas de Refrigeração, 96 Unidades Climatizadoras de Ar, tipo Fancoil, modelo Wave Doble e 325 Climatizadores Hidrônicos, tipo Fancolete”, aponta Dores. Todos os equipamentos foram fabricados pela Trane do Brasil e instalados pela A Salles Engenharia.

O projeto conta também com um tanque de expansão instalado junto à rede de tubulação hidráulica, com válvulas automáticas e dutos isolados termicamente. A ventilação e a exaustão são feitas por caixas ventiladoras e exaustores instalados na cobertura que atendem os estacionamentos.

 

Resultados e expectativas

O diretor de operação do Hospital Águas Claras, Dr. Carlos Castanheira, ressalta que o hospital pode realizar o atendimento de todas as especialidades. “O Hospital Águas Claras é um complexo hospitalar que possui capacidade para atender todas as especialidades, desde o diagnóstico até o tratamento. Possui alta tecnologia e equipamentos de última geração. Estes, são sensíveis à mudança de temperatura, o que significa que a utilização de equipamentos de ar-condicionado de alta tecnologia é fundamental”, indica Castanheira.

 

Clique AQUI e faça o download do Case Study.

História anterior

Hospital de Ivaiporã

História seguinte

Trane faz instalação de alto padrão em Centro de Operações Espaciais do Governo Federal