Trane destaca medidas de eficiência energética para sistemas de climatização de ambientes

May 09, 2022

Responsável por mais de 50% do consumo de energia de uma edificação, o ar-condicionado pode se tornar aliado na economia da conta de luz

Quando o assunto é calor, é comum pensarmos logo de cara no ar-condicionado. Criado em 1902 para solucionar um problema de umidade, esse tipo de aparelho se tornou um item de primeira necessidade para climatização, tanto em residências quanto em ambientes corporativos e industriais, como fábricas, hospitais, escritórios e supermercados. No entanto, esse recurso pode custar caro, pois o ar-condicionado é responsável pelo consumo de 50% da energia de um prédio e, além disso, o país enfrenta a maior crise energética dos últimos 90 anos.

“A crise trouxe o risco de apagões, a necessidade de economia de energia e, principalmente, mais eficiência”, destaca Vanessa Gaitkoski, coordenadora de Operações Parts & Ductless da Trane no Brasil. A empresa, que é líder mundial em soluções de climatização para ambientes comerciais e residenciais, tem investido fortemente em sistemas mais eficientes. “Investir em monitoramento com sensores inteligentes facilita a manutenção e proporciona uma vida útil mais longa às máquinas. Nossa linha comercial permite monitorar e acompanhar o funcionamento de 32 máquinas simultaneamente, com um sistema de automação sem fio e de rápida implementação”, ressalta Vanessa.

A executiva destaca ainda que um equipamento com a manutenção vencida consome mais energia devido à dificuldade de operação. “A falta de troca ou limpeza de filtros é suficiente para fazer com que o ar-condicionado não funcione tão bem, forçando o motor e consumindo mais energia”, diz.

Outro fator a ser considerado para o consumo mais consciente de energia por parte dos equipamentos de climatização é o projeto. De acordo com Marcelo Bortone, líder de Canal Comercial da Trane, além de mais econômicos, os projetos eficientes são valorizados pelo mercado e preveem uma gestão plena e um sistema inteligente.

O tempo também pode se tornar um vilão, conforme Antônio Almeida, líder de Controles & Contracting da Trane. “Quando analisamos as instalações de ar-condicionado, assim como as pessoas que estão envolvidas em sua operação, podemos comparar essas estruturas a organismos vivos, que merecem cuidados e atenção à sua vida útil. O tempo age deteriorando a edificação, a qualidade interna do ar e, principalmente, corrói os equipamentos. Mais recursos elétricos e hídricos passam a ser necessários, onde ocorre o desperdício. Temos de agir no diagnóstico e na correção do problema”, pontua.

Para sanar esse problema, Antônio lembra que a Trane dispõe de ferramentas que permitem analisar e propor soluções corretivas, como a linha Trace 700. “Com isso, conseguimos estabelecer os gastos do sistema, simular e propor melhorias energéticas com upgrades de equipamentos, sistemas de automação, novas rotinas e, até mesmo, da alteração da configuração atual do sistema”, finaliza.