Customer Story

Trane climatiza Paddock e boxes do Autódromo de Interlagos

Equipes e convidados do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 terão acesso às áreas climatizadas.

Industry: Retail

Products Used: Building Management Systems,

Topic: Innovation, Cost-Saving,

A Trane – uma das líderes globais no fornecimento de soluções e serviços de conforto interior e uma marca da Ingersoll Rand  – forneceu os equipamentos de climatização para as áreas de boxes, de apoio do pavimento térreo e do Paddock do Grande Premio de Fórmula 1, que acontecerá no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Serão utilizadas as soluções TVR LX, que fazem parte do portfolio de sistemas de Fluxo Refrigerante Variável (VRF) da companhia.

Com a necessidade de adequar-se aos padrões internacionais exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), buscou-se uma solução moderna, eficiente e com automação embarcada. Para atender a tais necessidades, a Trane realizou um estudo comparativo de payback entre a utilização de mini splits e de um sistema de VRF, concluindo que a opção de Fluxo Refrigerante Variável atenderia melhor à demanda do Autódromo.

“Entender a real necessidade do cliente é fundamental em todo e qualquer de projeto”, afirma Matheus Lemes, Diretor de Soluções Ductless da Trane para o Brasil. “Após diversas análises, optamos pelo TVR LX, uma opção econômica e ambientalmente correta, que está entre os líderes da indústria em aspectos como nível de ruído, eficiência energética e inovação”.

O TVR LX apresenta um dos mais altos níveis de eficiência energética do mercado, proporcionando excelente economia de energia quando simulado em comparação com sistemas tradicionais.

“A escolha de um instalador que reunia todas as habilidades necessárias para atender aos desafios e demandas do empreendimento também foi fundamental para o sucesso do projeto, dai a importância de parcerias estratégicas, como é o caso Trane e a instaladora VRF System”, acrescenta Marcelo Amarante, gerente comercial da Trane em São Paulo.

Os sistemas TVR LX foram projetados para maximizar o conforto do usuário, combinando a carga de refrigeração ou de aquecimento necessária em cada zona, sem sobreaquecimento ou sobresfriamento, mantendo a temperatura ambiente dentro de uma faixa de 0,5°C a partir do valor nominal estabelecido.

A instalação dos equipamentos no Autódromo de Interlagos foi realizada pela VRF System, empresa especializada em venda, instalação e manutenção de sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado (HVAC) e um parceiro estratégico da Trane.

“A instalação feita no Autódromo de Interlagos é bastante complexa e poucas empresas no Brasil estão aptas a fazer este tipo de trabalho”, afirma Carlos Pagliuso, Gerente Técnico da VRF System. “O sucesso desse projeto se deu pelo nosso profundo conhecimento e confiança nos equipamentos da Trane, aliados à nossa experiência em instalações em diversos segmentos”.

Todas as obras já estão concluídas e as áreas climatizadas já oferecerão conforto e qualidade de ar para o público do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, entre 11 e 13 de novembro.