Shopping D investe em melhorias para economizar cerca de R$400 mil por ano em energia e custos operacionais

Trane concede Prêmio de Eficiência Energética ao Shopping D

São Paulo, 07 de novembro de 2014 – Os controladores do Shopping D – centro comercial localizado na zona norte da cidade de São Paulo, com área de mais de 85 mil m², 230 lojas e que recebe mais de um milhão de visitantes por mês – acabam de realizar upgrades e modernizações em seus sitemas de ventilação e ar condicionado, visando obter redução de cerca de R$ 400 mil por ano em economia de energia e redução de custos operacionais.

As atualizações executadas implicaram na substituição de equipamentos antigos, visando proporcionar maior sustentabilidade, segurança e ambiente mais confortável para os clientes e  produtivo para os funcionários.

Em reconhecimento ao compromisso dos controladores do Shopping D com a sustentabilidade e as eficiências energética e operacional, a Trane, líder global no fornecimento de soluções e serviços de conforto ao ar interior,  uma marca da Ingersoll Rand, concedeu ao shopping o prêmio "Eficiência Energética" no último dia 22 de outubro. A Trane oferece este tipo de premiação em todo o mundo desde 2008. E o Shopping D é apenas o segundo cliente a receber tal distinção no Brasil, sendo que a anterior ocorreu em 2010.

"Depois de 18 anos de operação, era essencial modernizar nossa infraestrutura e estamos satisfeitos que as melhorias e os novos sistemas aumentam a sustentabilidade, enquanto geram reduções anuais significativas em energia e em operações, especialmente em face do aumento dos custos de energia", disse Hamílcar Chiarini Alcântara, diretor da Cyrela Commercial Properties, empresa proprietária do Shopping D "É ainda melhor que os upgrades e as novas soluções estejam proporcionando um ambiente mais confortável para os nossos clientes e também mais produtivo para os funcionários."

As atualizações incluíram a substituição do chiller central por um sistema de Chiller de água gelada altamente eficiente. O Shopping D optou por uma solução de arrendamento de longo prazo, que lhes permitiu evitar significativos gastos de capital. As economias de energia da nova instalação de Chiller de água gelada permitirá ao Shopping D recuperar a maior parte dos custos envolvidos na implementação desta solução.

A equipe desse projeto adotou o BAS (em português, Sistema de Automação Predial) para fornecer gestão central dos sistemas de infraestrutura. O BAS pode ser acessado remotamente pela equipe de manutenção, o que possibilita monitoramento 24 horas por dia, dentro ou fora do shopping. 

Um acordo de serviços de acompanhamento assegura que os novos sitemas continuarão a apresentar desempenho ótimo e eficiente. 

# # #

 

Sobre o Shopping D

O Shopping D - que possui um de 85.000 m², 230 lojas e 1.800 vagas de estacionamento coberto - foi inaugurado em 1994 e está localizado na zona norte de São Paulo. Os bairros ao redor do shopping têm uma população de mais de dois milhões de pessoas. O Shopping D conta com lojas de varejo, entretenimento, restaurantes e praça de alimentação.

 

Sobre a Ingersoll Rand

Ingersoll Rand (NYSE:IR) melhora a qualidade de vida criando ambientes confortáveis, sustentáveis e eficientes. Nossos colaboradores e nossa família de produtos — incluindo Club Car®, Ingersoll Rand®, Thermo King® e Trane® — trabalham juntos para melhorar a qualidade e o conforto do ar em residências e prédios; transportam e protegem alimentos e perecíveis; e melhoram a produtividade e a eficiência industrial. Somos um negócio global de 12 bilhões de dólares, comprometido com um mundo de progresso sustentável e resultados duradouros. Para mais informações, visite ingersollrand.com ou trane.com.br